Agora sim: soltem os Rodolfos!
O natal é cada vez mais cedo!
Esta afirmação, para além de banal e consensual, é também ela proferida cada vez mais cedo, a cada ano que passa. Não fosse o halloween, esta data culturalmente colonizadora que veio acabar completamente com o Dia de Todos os Santos, tenho ideia de que as lojas estariam a vender parafernália natalícia em inícios de Outubro! No verão é bikinis, em Setembro temos o regresso às aulas e em Outubro podia-se meter já o natal. Felizmente temos um festejo americanizado pelo meio, para sustentar o elã do capitalismo (ufa, foi por pouco).
Sim, porque se trata tudo de vender. Infelizmente o Dia de todos os santos não vende máscaras ou doces (especialmente porque as crianças nunca ouviram falar do Pão por Deus) e o São Martinho não vende mais do que castanhas e vinho... Mas toda a gente conhece o natal! O natal vende brinquedos e comida e bebida e tudo e tudo e tudo.
Agora, com o inicio de Dezembro, já não fico satisfeito com a chegada do natal, mas sim com a sensação de que finalmente chegámos ao mês em que devemos pensar no natal! Agora sim: soltem os Rodolfos! Galopem ao som da Mariah Carey, rumo ao consumismo!
Vemo-nos por aqui.